O Natal é considerado uma das principais datas para o varejo. Nessa época as pessoas estão mais tendenciosas às compras, então é hora de nos preparar!
O Natal é a época do ano que gera maior volume e rentabilidade para o varejo.
Aqui no Brasil, é uma época que mexe muito com o emocional do consumidor, um período bastante satisfatório durante o ano, pois a maioria dos consumidores estão mais capitalizados devido ao 13º terceiro.
O varejo enfrentou em 2020 momentos de muita instabilidade para alguns segmentos, porém vem com uma expectativa bastante positiva nesse final de ano.
Temos tradições que não mudam, e principalmente que aquecem o varejo, trocas de presentes, amigos secretos, comemorações em família, virada de ano etc.
Diante dessa oportunidade, estar preparado e preparar a equipe é o ponto chave para o sucesso de excelentes vendas e um acréscimo positivo na rentabilidade.
Seguem algumas dicas, que auxiliarão na preparação do seu varejo e de sua equipe:
1. Planeje ações comerciais, que atraia o cliente até a sua loja. Trabalhe com estratégias de impulsionamento de vendas:
– Produto certo
– Precificação adequada
– Promoção
– Ponto (produto na loja)
– Merchandising
2. Explique e repasse todas as informações das ações comerciais de Natal para a equipe;
3. Estude com a equipe os novos produtos, as dinâmicas das ações, das precificações e descontos.
4. Repasse para os funcionários o material de comunicação da loja;
5. Prepare a loja física para o período:
– Decoração;
– Música ambiente;
– Exposição dos produtos;
– Montagem de Kits atrativos;
– Etiquetas de preços, corretamente expostos;
– Clima de Natal no ambiente da loja, principalmente com a forma de atendimento aos clientes.
6. Acompanhe de perto o atendimento da equipe e trabalhe os possíveis desvios de atendimento, sempre com o objetivo de orientar e estimular mais vendas;
7. Tire todas as dúvidas da equipe;
8. Mantenha um clima alegre e otimista dentro da loja, todos da equipe precisam estar na mesma sintonia;
9. Saiba ouvir, observar e convencer o cliente, sem forçar o produto, são técnicas e habilidades importantes no momento da venda;
10. É fundamental entender qual é a necessidade que o mesmo deseja, por isso sempre ouça o cliente;

11. Observe bem, muito do que não é dito verbalmente pode ser percebido nos seus movimentos e olhares;
12. Ajude o cliente em sua listinha de presentes. Instigue se ele pretende presentear quais familiares e ajude-o com boas opções.
13. Os vendedores devem conhecer bem os produtos. Isso é algo essencial, entretanto é comum encontrar lojas em que os atendentes/vendedores não conhecem bem ou sabem o que vendem e assim, não têm argumentos de vendas suficientes.
14. Além de conhecer o que está vendendo, é fundamental sempre valorizar o produto. Mas pra isso é fundamental que o vendedor acredite no valor do produto.
15. Durante a negociação com o cliente, certamente surgirão ideias de novos produtos que ele pode precisar ou querer. Identifique essas oportunidades e não tenha medo de oferecer novos produtos complementares;
16. Não esqueça do impulsionamento de vendas. Apresente sempre outros produtos complementares ou da mesma “família”, mesmo que o cliente não leve naquele momento, já conhecerá o produto para outras possíveis compras;
17. Realize sempre o pós-vendas. Um dos segredos da fidelização de um cliente está no pós-venda, essa ação faz com que ele volte a fechar outras compras com você e indicar a sua loja;
18. Siga o planejamento e calendário de comunicação que a loja estabeleceu, principalmente nas redes sociais;
19. Promova estratégias de impulsionamento nas redes sociais, não esqueça da manutenção digital dessas estratégias;
20. Comunique e esteja presente nas redes sociais. Preprare a equipe para contribuir com o atendimento digital.
Assim, é fundamental que a equipe esteja treinada, engajada, alinhada e motivada. Caso seja possível, um incremento de comissionamento nas vendas faz com que a equipe aumente seu entusiasmo e claro, respectivamente suas vendas.
Não tem segredo, prepare seu time para o sucesso de todos e não somente para o sucesso individual, todos ganham e com certeza seus clientes sairão satisfeitos de sua loja.
Um varejista só terá sucesso se a equipe contribuir com o sucesso.